segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Pasteurelose

A pasteurelose é causada pela bactéria Pasteurella multocida, sendo um dos patógenos que mais acometem o trato respiratório dos coelhos adultos. A contaminação ocorre por feridas e pelas narinas, sendo feita por contato direto com coelhos infectados, aerossóis, fômites (materiais que entram em contato com o doente) e do contato entre mãe e filhote na amamentação. A Pasteurella se abriga na mucosa nasal do coelho, causando algumas alterações, como espirros frequentes com secreção mucopurulenta. Estes sinais ficam mais evidentes quando o animal passa por situação de estresse.
O período de incubação da doença é de cerca de 15 dias. Outros sinais como conjuntivites, abscessos cutâneos, infecções no interior das orelhas, torcicolo, alterações cardíacas, falta de apetite, infecção uterina, inflamação testicular, pneumonia e até infecção generalizada.
O tratamento preconizado é a antibioticoterapia, juntamente ao tratamento suporte para melhorar o estado geral do animal acometido.

Referências:

BALLARD, B.; CHEEK, R.; Exotic Animal Medicine for the Veterinary Technician. Blackwell Publishing Professional, p.199, 2003.

VILARDO, F.E.S; Lagomorpha. In: CUBAS, Z.S; SILVA, J.C.R; CATÃO-DIAS, J.L.; Tratado de animais Selvagens, p.425, 2007. JOHNSON-DELANEY, C.A.; Exotic Companion Medicine Handbook for veterinarians. Wingers Publishing, p.16-22, 1996.

http://www.animalexotico.com.br/